MSC Preziosa (Foto: Notícias Cruceros / Reprodução)

Um terceiro navio de cruzeiro da companhia marítima MSC recebeu determinação da Anvisa para ancorar após casos de Covid-19 serem detectados em parte dos passageiros e tripulantes. O MSC Preziosa está retido em Cabo Frio, município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

número exato de infectados no caso desta terceira embarcação não foi divulgado pelo órgão federal, mas, de acordo com a assessoria da MSC, seriam poucos, por volta de 0,6% do total de passageiros e tripulantes, que somam mais de três mil.

Nos últimos dias, surtos em duas outras embarcações fizeram com que as autoridades sanitárias bloqueassem MSC Splendida e o MSC Diadema. Na quinta (30), o primeiro navio foi retido no porto de Santos (SP) após 78 pessoas serem diagnosticadas com a doença, enquanto o segundo, que registrou 68 casos, recebeu ordens para permanecer ancorado em Salvador (BA).

Confinamento e escassez de comida

Passageiros vêm relatando nas redes sociais o confinamento, muitas vezes com escassez de comida, nos pequenos quartos dos transatlânticos. Os que têm mais sorte são desembarcados e encaminhados para hotéis próximos a essas regiões portuárias.

Na noite de sexta (31), a Anvisa emitiu um parecer técnico recomendando ao governo federal cancelar toda a temporada 2022 de cruzeiros no Brasil, argumentando que a continuação dessas viagens marítimas pode acarretar em surtos de Covid-19 graves e fora de controle. O Ministério da Saúde, assim como outras pastas do Executivo, ainda não se posicionou sobre a recomendação e informaram que estão analisando a situação antes de estabelecer qual será o procedimento adotado.