Feira de artesanato - Foto: Raimundo Rosa/PMS/Arquivo

O plano de apoio ao segmento cultural da cidade de Santos, proposto pela vereadora Telma de Souza (PT) ao Executivo, foi debatido com o titular da Secretaria de Cultura (Secult), Rafael Leal, em reunião por telefone.

Durante a conversa, Telma reiterou a preocupação com a sobrevivência dos artistas locais, que estão impossibilitados de trabalhar por conta das medidas de distanciamento social e a proibição de aglomerações, como prevenção ao novo coronavírus.   

“O secretário confirmou que está finalizando os estudos para a abertura de editais emergenciais de ações mitigatórias e de promoção da Arte e da Cultura. Deve apresentar o resultado nas próximas semanas”, disse Telma.

Dentre as medidas propostas pela vereadora, está a liberação das emendas parlamentares para o setor, que seriam adequadas financeiramente às novas formas de apresentação, especialmente online, por meio da rede mundial de computadores e das redes sociais, enquanto durarem as restrições de isolamento impostas pela pandemia. 

“É importante lembrar que, mesmo após a quarentena, esse setor será um dos últimos a retomar a atividade, porque depende, necessariamente, da aglomeração de pessoas para a formação de público, algo que demorará ainda mais tempo. Mais do que nunca, o Poder Pública precisa garantir o fomento do setor e a sobrevivência de quem vive desse mercado”, acrescentou a vereadora. 

Impostos

Telma pediu o apoio do secretário para sua proposta de suspensão de impostos e taxas municipais enquanto durar a pandemia, que beneficiaria, diretamente, o setor cultural, como, por exemplo, os artesãos que atuam nas feiras de artes do Boqueirão e da Aparecida. A parlamentar sugeriu ainda ao secretário de Cultura a distribuição de cestas básicas ou a liberação de cartão alimentação, nos moldes dos distribuídos aos alunos.