Divulgação/PMG

Em tempos de pandemia se faz importante a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na assistência à saúde ao deficiente auditivo. Em Guarujá, no posto volante em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho (Av. São João, 111 – Pae Cará), que integra o Plano Contingente de Coronavírus, uma técnica em enfermagem está prestando atendimento a pacientes se comunicando por meio da Libras.

“A comunicação é essencial para um atendimento de qualidade. Sem ela, o paciente não consegue relatar suas queixas e o profissional pode entender errado e passar algum tratamento que não seja adequado”, comenta a técnica em enfermagem.

Ela conta que iniciou seus estudos em Libras com colegas de escola, que possuíam deficiência auditiva, e depois fez aulas com seu pai. Para ela, é de suma importância poder ajudar essas pessoas com as dificuldades do dia a dia, que às vezes podem parecer simples para quem não convive com alguma deficiência.

No trabalho, ela faz questão de sempre avisar seus colegas que domina a língua. Assim, quando há algum paciente com deficiência auditiva, eles já sabem a quem chamar, para que possa haver uma boa comunicação entre o paciente e o profissional de saúde.

“Para mim, esse tipo de atendimento é de extrema importância. Sem comunicação, você não consegue ser atendido, não consegue relatar suas queixas e não tem atendimento de qualidade. Nós da saúde devemos estar preparados para qualquer tipo de paciente. Devemos ter empatia e pensar nas necessidades de cada um, porque cada paciente é único”, explica a profissional.