Divulgação/SPA

A Santos Port Authority (SPA) conta com um novo diretor de Administração e Finanças. Marcus dos Santos Mingoni foi eleito pelo Conselho de Administração (Consad) da Companhia nesta sexta-feira (29/05. Administrador de empresas, o executivo tem ampla experiência em gestão estratégica nas áreas financeira e administrativa em companhia de capital aberto, tendo coordenado também área de Relação com Investidores e liderado operações de M&A (compra e venda de empresas).

Entre os cargos que ocupou, foi vice-presidente financeiro do Grupo Saraiva e CFO do Grupo SEB Educação. Possui experiência em comandar grandes projetos e equipes multidisciplinares. Liderou iniciativas importantes de melhoria de eficiência operacional, renegociação de contratos e revisão de processos, além de ter encabeçado o processo de venda da divisão editorial da Saraiva.

Mingoni, 49 anos, é graduado em Administração de Empresas (FGV/SP) e tem MBA Executivo em Finanças (Insper), além de cursos de especialização em Gestão e Liderança (FGV), CFO Estrategista (Insper) e Finanças Corporativas (Fundação Dom Cabral).

Recebeu o convite do presidente da SPA, Fernando Biral, que até então acumulava o cargo com o comando do Porto de Santos. Mingoni terá como missão continuar e potencializar a virada administrativo-financeira em busca de tornar a Companhia cada vez mais sustentável.

“A área financeira tem papel fundamental em estabelecer parcerias e influenciar as áreas de negócios para que sejam priorizadas ações com melhor resultado e sustentabilidade, olhando a organização como um todo. Os setores administrativo e financeiro que comandam o principal complexo portuário do País exigem alto nível de engajamento e responsabilidade. Integrar a equipe que coordena um projeto dessa envergadura é um privilégio e grande desafio. Consolidar e ampliar as conquistas obtidas até aqui, alcançando maior nível de eficiência e rentabilidade, são os principais objetivos de minha gestão, com foco na preparação da Companhia para a desestatização”, afirma Mingoni.