Foto: Divulgação/Arquivo

Os acessos à Baixada Santista pelo Sistema Anchieta-Imigrantes podem ser bloqueados já nesta semana. O anúncio foi feito pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), durante entrevista ao canal CNN Brasil, na noite deste sábado (9).

Nove prefeitos da região já haviam encaminhado um ofício ao governador João Doria (PSDB), no último dia 1º, solicitando a medida.

“Houve um aumento no fluxo de veículos descendo a serra e isso é preocupante. As cidades estão atuando nos perímetros que lhes cabem fazendo barreiras e bloqueios. Porém, nas rodovias, cabe essa restrição ao estado, e parece que avançamos nesse entendimento”, revelou o tucano, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

O estado criou um Comitê Municipalista com o objetivo de dialogar com lideranças. A primeira reunião ocorrerá nesta segunda-feira (11) e o prefeito santista será o representante da região.

“Apesar dos dias lindos de sol, estamos vivendo uma pandemia, com casos crescentes da Covid-19, e a Baixada não pode ser o destino turístico das pessoas. Isolamento é para ficar em casa e não ir à praia”, reafirmou.

Leitos

Barbosa mencionou, também, que Santos está com 80% dos leitos ocupados e que não somente a cidade, mas municípios vizinhos precisam ampliar essa capacidade de atendimento.

“Não apenas a questão do bloqueio no sistema Anchieta-Imigrantes, mas também a necessidade de ampliarmos o número de leitos na região serão assuntos abordados neste encontro. Praia Grande, por exemplo, também precisa dessa ampliação com urgência”, destacou.

O prefeito afirmou que um total de 230 novos leitos para a Baixada Santista seria um número importante. “Esperamos ter novidades sobre o tema. Esperamos, também, contar com a ajuda do governo federal. É importante contar com o apoio da União. Precisamos somar esforços no combate ao coronavírus”, completou.