Edifício onde funciona a Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos - Foto: Divulgação/Vértice

O Sindicato dos Servidores Municipais de Santos (Sindserv) recebeu a denúncia de que a Secretaria de Saúde estaria negligenciando o protocolo de medidas de combate ao coronavírus. Segundo a entidade, nove servidores da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), que trabalham no edifício Tribuna Square, no Centro, testaram positivo para a Covid-19.

“Estivemos lá nesta quinta-feira (23), protocolamos ofício e conversamos com os trabalhadores, porque a Secretaria de Saúde insiste em que eles retornem às atividades. Falaram que, pelos protocolos, os servidores não precisam refazer os exames, nem daqui a alguns dias, porque não tem ninguém com sintomas. Se isso ocorrer eles tomarão as medidas necessárias”, conta Teresa Borges, tesoureira do Sindserv Santos.

“Nós chegamos lá no setor e observamos que a sala está inadequada para o número de pessoas. Solicitamos que houvesse revezamento na sala ou home office para metade das pessoas, porque ali não dá para fazer o espaçamento de um metro e meio entre uma estação de trabalho e outra. Tem janelas, mas a sala não é grande o suficiente para que a pessoa se isole um metro e meio de cada lado”, revela.

Tereza a acrescenta que o secretário de Saúde e o Adjunto não estavam no local no momento da visita dos representantes do sindicato. “Nós falamos com a coordenação do RH para que levasse essa indicação de diminuição de pessoas na estação de trabalho. Eles fazem esse protocolo para escritórios, porém, para dentro das secretarias municipais de Santos eles não usam o mesmo protocolo que publicam no DO. É isso que a gente está exigindo”, completa Tereza.

Reivindicações

O Sindserv fez as seguintes reivindicações à prefeitura:

O imediato afastamento dos nove trabalhadores da seção por 14 dias, para que o protocolo de testagem pertinente possa ser realizado de maneira integral em todos (novos testes), com emissão de laudo.

O imediato afastamento de todos os demais trabalhadores da seção, pois estão automaticamente no rol de suspeitos de contaminação. Também por 14 dias para o protocolo de testagem integral.

Que as chefias imediatas realizem a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) de todos os servidores que contraíram ou vierem a contrair a doença.

O imediato fechamento do local para sanitização (uma desinfecção especializada no combate a vírus, bactérias e fungos).

Prefeitura

O Folha Santista solicitou um posicionamento da prefeitura e obteve a seguinte resposta, via nota: “A Secretaria de Saúde de Santos (SMS) informa que os servidores já passam por testagem periódica da Covid-19, e a mais recente ação foi realizada no início desta semana, voltada aos profissionais dos setores administrativos da pasta que funcionam em prédio na Região Central.

Os servidores com resultados positivos já foram afastados das suas funções e foi realizada, nesta quarta (22), a desinfecção nas dependências das seções de Vigilância Epidemiológica (Seviep) e de Vigilância Sanitária (Sevisa). Todas as informações solicitadas em ofício também serão respondidas ao sindicato pela Secretaria de Saúde”.

https://www.facebook.com/172154116311925/posts/1375461485981176/?sfnsn=wiwspmo&extid=IMJMPaQaRvzfqfer