A Plataforma P-69 - Foto: Divulgação/Sindipetro

Um surto de Covid-19 fez com que o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP) pedisse a paralisação temporária das atividades da Plataforma P-69, na Bacia de Santos. De acordo com a entidade, ao menos 17 trabalhadores embarcados testaram positivo.

Os funcionários acionaram o sindicato, na última semana, momento no qual as primeiras notícias de pessoas com sintomas de Covid-19 surgiram dentro da plataforma. No dia 12, um trabalhador que desembarcou testou positivo por meio do exame RT-PCR.

Mais trabalhadores que desembarcaram da plataforma, entre os dias 14 e 17, também estão infectados. Marcelo Silva de Lima, diretor do Sindipetro-LP, viajou ao Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar a situação.

Ele disse que a Petrobras não informou os nomes e a quantidade de funcionários infectados na unidade. “Os próprios trabalhadores fizeram as denúncias e a estatal não nos informou nada sobre a situação dos trabalhadores infectados”.

“Pleiteamos à Petrobras a interrupção temporária das atividades da plataforma para que os petroleiros possam ser desembarcados e a plataforma seja descontaminada. São medidas que propusemos para mitigar a disseminação do vírus. Por isso, reforçamos a importância da testagem durante o desembarque da plataforma”, destacou Silva de Lima.

Justificativa

A Petrobras, por intermédio de nota, alegou que “os colaboradores que manifestaram sintomas, bem como seus contactantes, desembarcaram imediatamente e foram testados em terra, com acompanhamento das equipes de saúde da Petrobras e orientações para isolamento”.

Ainda conforme a empresa, “de forma preventiva, a companhia testou todo o efetivo a bordo, incluindo empregados próprios e colaboradores de empresas prestadoras de serviços. Os profissionais que tiveram teste positivo foram desembarcados e, como medida adicional, todos os contactantes dos casos positivos, mesmo tendo testado negativo, desembarcaram e ficarão em isolamento em terra para posterior repetição do teste”.

Com informações do G1