De acordo com denúncias do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), se não ocorrer uma ação urgente e efetiva da direção da Petrobras, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) corre o risco de se transformar num dos principais focos da Covid-19 na Baixada Santista.

É o que aponta a multiplicação de casos suspeitos do novo coronavírus, em um único grupo do regime de turno da unidade. Nos últimos quatro dias, 15 técnicos de operação do grupo 5 passaram a apresentar sintomas característicos da doença, como mal-estar, tosse, febre e dores de cabeça.

Segundo o sindicato, duas semanas atrás, esses mesmos trabalhadores enfrentaram a gerência local para impedir a propagação do vírus na refinaria. Enquanto aguardava o resultado para Covid-19 em um de seus empregados, a gestão não viu problemas em suspender o afastamento e determinar o seu retorno ao trabalho.

Ainda conforme denúncia da entidade, a situação foi mais grave, porque ocorreu no Centro de Controle Integrado (CCI), um setor sem ventilação, que concentra 30 empregados.

Após a reação dos trabalhadores, sob suspeita de contaminação, a empresa recuou. Ainda assim, parcialmente, pois em vez de garantir o isolamento do trabalhador, decidiu mudá-lo para o Setor de Transferência e Estocagem (Setrae).

A contaminação do trabalhador foi confirmada. O mesmo que a empresa determinou o retorno ao trabalho sem resultado de seus exames.

Proibição

Na última semana, em função dos casos suspeitos da Covid-19 se multiplicarem, o sindicato passou a receber inúmeras denúncias de descaso da gerência da RPBC diante da pandemia. A direção sindical foi até a refinaria averiguar as denúncias, mas teve o seu acesso bloqueado.