Foto: Divulgação/Praiamar Shopping

Depois da liberação da orla e da praia para a prática de atividades físicas e esportivas, Santos libera, a partir de quarta-feira, a entrada nos shoppings centers da Cidade. A Prefeitura promete ser rigorosa com a fiscalização para evitar os problemas registrados em outras cidades da região como a falta de distanciamento e a formação de grandes filas na entrada e o excesso de pessoas circulando sem necessidade.

De acordo com a Administração Municipal, os shoppings serão reabertos de forma parcial e condicionada, com medidas rígidas obrigatórias a serem cumpridas por empresários e clientes quanto ao distanciamento social, higienização, sanitização de ambientes e testagem de colaboradores e público.

A retomada segue as regras do Plano São Paulo e deve cumprir o Protocolo Setorial, estabelecido pela Secretaria de Saúde (SMS). A autorização foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.

Na fase laranja, os shoppings podem operar com capacidade máxima de 20%, podendo funcionar pelo período de quatro horas, das 15h às 19h, ou ser adotado, alternativamente, o horário das 14h às 18h, devendo as lojas seguirem o mesmo horário.

Dentre as regras apontadas está a de não promover evento de reabertura e não realizar atividades e ações promocionais que atraiam grande número de pessoas.

Os shoppings deverão fazer um plano de controle de entrada de pessoas a ser apresentado durante fiscalização da Prefeitura, sendo dos empresários a responsabilidade pelo cumprimento do distanciamento social dos clientes. É recomendado que pessoas pertencentes aos grupos de risco não frequentem os estabelecimentos.

Um cliente

Outra restrição é que dentro das lojas não poderá ser atendido mais de um cliente simultaneamente. A retomada das atividades ficará suspensa caso a Baixada Santista seja classificada na fase 1 (Alerta Máximo) no Plano São Paulo.

Se necessário, poderão ser implementados corredores de fluxo só para entrada e saída do empreendimento, com demarcação no piso. Também deve ser limitada a quantidade de pessoas nos elevadores e reduzidas as áreas de estacionamento, com ajuste das entradas e saídas dos veículos para melhor coordenar o fluxo. Estão suspensos os serviços de ‘valet’, para evitar o uso dos veículos de clientes pelos colaboradores.

Nesse primeiro período de retomada, não funcionarão cinemas e atividades de entretenimento, inclusive áreas para crianças. As praças de alimentação funcionarão apenas para retirada ou delivery.

Para a volta ao trabalho presencial, os colaboradores devem declarar que respeitaram as regras de isolamento social e informar se foram expostos a algum caso confirmado ou suspeito de Covid-19. Caso as respostas suscitem alguma dúvida, a empresa deverá manter o colaborador fora de contato com os colegas e clientes; utilização de termômetros sem contato para aferir temperatura dos funcionários e clientes que ingressarem ao shopping. Quem estiver com temperatura acima de 37,2º ou mostrar sintomas e gripe/resfriado deverá ser orientado a buscar ajuda médica; quando um colaborador for identificado como infectado, recomenda-se a testagem dos demais colaboradores, especialmente daqueles que tiveram sintomas da COVID-19.

Horários
Na fase laranja, o shopping poderá funcionar pelo período de 4 horas; o shopping e todas as lojas nele estabelecidas deverão funcionar entre 15h e 19h durante a fase 2 – laranja; os estabelecimentos poderão adotar alternativamente o horário de funcionamento entre 14h e 18h.

Fiscalização
A fiscalização dos estabelecimentos que estão em funcionamento ficará a cargo das equipes de fiscalização e de segurança pública Município. O descumprimento das determinações constitui infração de natureza sanitária, sujeitando o infrator a pro cesso administrativo sanitário e às penalidades previstas na legislação pertinente.