Foto: Ronaldo Barreto

Três navios de cruzeiros que estavam atracados no Porto de Santos voltaram para a área de fundeio após realizar o desembarque de tripulantes na terça-feira (7/4). Os navios são o MSC Poesia, MSC Seaview e o MSC Música, que juntos desembarcaram 107 tripulantes fazer o retorno destas pessoas aos seus países de origem. O Scenic Eclipse deve concluir nesta quarta-feira (8/4) o desembarque de 54 tripulantes que estão retornando aos seus países de origem. O Scenic não teve casos suspeitos de Covid-19 a bordo.

Os navios já estavam parados e sem passageiros desde meados de março quando os cruzeiros foram encerrados no Brasil em razão da pandemia de Covid-19. Os três navios da MSC não se encontram em quarentena, já que não tiveram suspeitas de Covid-19 a bordo. As informações são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isso significa que as embarcações podem até mesmo deixar o Porto de Santos, mas esta é uma decisão da companhia responsável pelos navios que pode optar por manter suas tripulações em fundeio já que os cruzeiros marítimos não estão operando em todo o mundo.

Permanecem atracados no Porto de Santos os navios Costa Fascinosa e o Scenic Eclipse

O navio Costa Fascinosa possui, neste momento, 42 casos a bordo suspeitos de Covid-19. Um novo caso foi informado na terça-feira (7/4). Com isso, o prazo de 14 dias de quarentena começa a contar novamente. Com o caso da terça-feira a quarentena está estendida até o dia 21/4, caso não haja novos casos a bordo.

O número de casos a bordo do Costa Fascinosa varia de acordo com o desaparecimento de sintomas em pessoas já notificadas e com o aparecimento de novos casos suspeitos.

De acordo com os dados de segunda-feira (6/4), haviam 43 casos a bordo, sendo um novo. Já os números da terça-feira (7/4) mostram 42 casos, sendo um novo.

De acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil o desembarque de estrangeiros no país, por via marítima, só pode ser realizado para retorno imediato ao país de origem por via aérea ou em caso de urgência de saúde.

*Confira a situação de cada embarcação (atualização 8/4 – 11h) *

  • MSC Seaview: Desembarcou 54 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo. Está na área de fundeio.
  • MSC Poesia: Desembarcou 14 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo. Está na área de fundeio.
  • MSC Música: Desembarcou 39 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo. Está na área de fundeio.
  • Scenic Eclipse: Encerra o desembarque de 54 tripulantes nesta quarta-feira (8/4). Não tem casos suspeitos a bordo. O desembarque teve iniciou na sexta-feira (3/4).
  • Costa Fascinosa: tem 42 casos suspeitos a bordo, o último foi notificado na terça-feira (7/4). Dez tripulantes desembarcaram para atendimento hospitalar (incluindo um dos médicos da equipe de bordo), 75 tripulantes brasileiros desembarcaram no domingo após serem avaliados clinicamente e testados para Covid-19 com resultado negativo. A quarentena do navio vai até o dia 21 de abril.