Foto: Reprodução/PMS

Durante os primeiros dez dias de junho, São Vicente registrou aumento de mais de 200% de mortes por Covid-19, em comparação com o mês de maio. Em junho, já foram 85 mortes. No total, o município perdeu 914 vidas para o coronavírus.

“O prefeito da cidade foi até as redes sociais fazer apelo para as pessoas se protegerem, uma ação louvável. Mas é importante avisá-lo que o prefeito precisa tomar medidas concretas para frear a circulação do vírus e, urgentemente, melhorar as condições da saúde pública”, destacou, em sua página no Facebook, o psicólogo Emerson Santos, ex-secretário municipal de Habitação.

Ele denunciou a situação precária do Centro Referência Emergência Internação (Crei), que sofre com falta de insumos, EPIs, matéria-prima, além de “péssimas condições dos leitos de UTI no São José, administrado pela Secretaria de Saúde”.

“Estamos em um verdadeiro caos sanitário. Nesse momento a principal liderança política precisa ser proativa e não apenas terceirizar os problemas, uma prática comum nesses seis meses de gestão”, disse.

O psicólogo defende transparência, medidas restritivas e diálogo com os prefeitos da região. “É preciso direcionar os recursos para este momento difícil que a cidade atravessa. É imperioso realizar busca ativa nas pessoas que não se vacinaram. São algumas ações necessárias. Não podemos ficar fingindo que está tudo normal, enquanto famílias sofrem e ficam enlutadas”, completou Emerson.

Leitos

No início da semana, o Folha Santista destacou que o sistema de saúde de São Vicente estava muito próximo do colapso. De acordo com o boletim da Covid-19, divulgado no domingo (6) pela Secretaria municipal da Saúde (Sesau), a cidade não possuía mais vagas para internações.

Conforme informações da prefeitura, a ala Covid do município, que funciona dentro do Hospital São José, estava com 47 pacientes internados. Ao todo, 37 leitos de enfermaria estavam ocupados, o que representava 100% das vagas disponíveis.

A situação era a mesma nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com dez pacientes, o que também correspondia a 100% da capacidade total.