São Vicente - Foto: Reprodução

Apesar do crescimento do número de casos e mortes por coronavírus na Baixada Santista, São Vicente vai reabrir seu comércio. A flexibilização das medidas restritivas seguirá quatro etapas, começando a partir desta segunda-feira (1º).

A medida é prevista em lei municipal, de autoria do prefeito Pedro Gouvêa, e aprovada pela Câmara Municipal, na noite de quinta-feira (28).

A lei prevê, em sua primeira etapa, a abertura do comércio com regras mais rígidas, exceto para serviços de lazer, esporte e entretenimento. Fica mantida a restrição para bares e restaurantes, sendo proibido o consumo no local, e a realização de eventos de qualquer natureza, sejam públicos ou privados.

Na segunda etapa, a partir de 8 de junho, fica estabelecida a reabertura de shopping, centros comerciais, galerias populares ou camelódromos e academias.

A terceira etapa começa a valer a partir de 20 de junho, caso os dados coletados sobre a doença apresentem índices estabilizados ou em queda.

Nesta fase, além dos serviços que foram abertos nas duas etapas anteriores, fica estabelecida a retomada do consumo em bares, restaurantes e praças de alimentação. Estes, porém, deverão respeitar o limite de 30% de sua capacidade para atendimento aos clientes.

Serviços de esporte, hotéis, pousadas, chalés e estabelecimentos congêneres poderão reabrir com a mesma regra, ou seja, com limitação de 30% de sua capacidade, seguindo as regras estabelecidas.

Ainda poderão ser realizadas atividades esportivas individuais na orla e na areia da praia, desde que se mantenha distância segura de outras pessoas e não se utilize equipamentos esportivos coletivos, a exemplo das academias comunitárias.

Última etapa

Vinte dias depois do início da terceira fase, o município poderá passar para a quarta etapa, quando será reavaliada a possibilidade da abertura de novos segmentos de serviços comerciais e públicos, de acordo com os dados técnicos monitorados. Porém, ocorrendo piora nos dados sobre a doença, a cidade retroagirá à etapa anterior.