Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santos vai fazer dez mil testes em moradores da Cidade com sintomas de coronavírus. O serviço será realizado a partir de quarta-feira no Mendes Convention Center (Avenida Francisco Glicério, 206) no sistema drive-thru (carro ou moto) até sexta-feira, das 8h às 14h.

A Cidade contratou um laboratório particular para realizar até 20 mil diagnósticos, além de estar em andamento estudo epidemiológico que prevê até 10 mil testes rápidos na Baixada santista

Ao acessar a entrada do Mendes Convention, o munícipe de carro ou moto será direcionado para a área de cadastro e deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Em seguida, terá aferida a temperatura (por termômetro de testa) e a oxigenação no sangue (oxímetro) e passará por entrevista de avaliação, sem sair do veículo.

Se estiver dentro dos critérios, será encaminhado para o setor de teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise, após pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos. Quando confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada para a coleta de amostras (naso e orofaríngeo) em outro espaço, que confirmará ou descartará o diagnóstico.

As análises serão feitas pela técnica conhecida como RT-PCR, que consiste em testes moleculares de alta precisão, no laboratório particular contratado. O resultado deste teste fica pronto em 48 horas e será informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.

Ampliação
Desde a segunda quinzena de abril, todos os pacientes com sintomas da covid-19 atendidos na rede municipal, entre policlínicas e unidades de pronto atendimento, têm as amostras coletadas para análise RT-PCR. A necessidade do exame é definida após avaliação médica.

Antes, somente profissionais de saúde e pacientes internados com sintomas da doença tinham as amostras coletadas, seguindo as recomendações dos órgãos de vigilância à época, diante da baixa capacidade de testagem pelos laboratórios públicos.

A nova ação contará com o trabalho de cerca de 100 profissionais de saúde do Município e tem apoio da T-Grão Cargo, empresa que vem colaborando para o enfrentamento da pandemia na Cidade e doou, entre alguns itens, cabines feitas de MDF e acrílico transparente para a coleta das amostras. O utensílio, que também será usado no centro de testagem da covid-19, evita o contato dos profissionais de saúde com os pacientes.