Foto: Anderson Bianchi/PMS

As unidades de pronto atendimento Central e da Zona Noroeste vão contar, a partir desta quarta-feira (22), com um auxílio na proteção dos profissionais de saúde que lidam diretamente com o coronavírus: a coleta dos exames para Covid-19 será realizada com o paciente dentro de uma cabine com estrutura em MDF e visor de acrílico transparente.

Na última segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde de Santos iniciou os testes dessa estrutura nas dependências do Pronto-Socorro Provisório da Zona Leste. O equipamento foi aprovado por promover mais segurança a quem realiza a coleta e economia de insumos.

O paciente com suspeita de Covid-19 é encaminhado para dentro da cabine. Do lado de fora, o profissional de saúde introduz apenas as mãos e realiza a coleta das secreções das narinas e da garganta do paciente.

A cabine diminui a exposição do profissional de saúde e dispensa o uso de avental impermeável e protetores faciais, uma vez que o acrílico já cumpre a função desses equipamentos de proteção individual.

As cabines são fruto da doação da T-Grão Cargo, terminal de granéis do Porto de Santos, com apoio da iAcrilicos, que forneceu a matéria-prima a preço de custo de fabricação.

Barreira

“É uma barreira bastante importante. Diminui a possibilidade de o profissional de saúde ser atingido por gotículas emitidas pelo paciente, principalmente se ele tossir ou espirrar no ato da coleta, além de ser ergonômica e não prejudicar o manejo preconizado para este procedimento”, declara Christiane Porto, coordenadora do Pronto-Socorro Provisório da Zona Leste e do Hospital de Pequeno Porte Central.