Foto: Marcelo Martins/PMS

A prefeitura de Santos inaugurou um novo espaço para acolhimento de pessoas em situação de rua, durante a pandemia do coronavírus. Chamado de Casa Êxodo, o local entrou em funcionamento neste domingo (17), com o objetivo de ampliar a proteção social deste segmento da população.

Localizado na Rua Conselheiro Saraiva, 13/15, na Vila Nova, com 50 vagas e três baias para abrigar os animais pertencentes aos usuários, o equipamento dispõe de 13 quartos, com quatro beliches cada, e armários individuais com cadeado.

A medida foi tomada após dois meses de cobranças por parte da vereadora Telma de Souza (PT), inclusive com uma denúncia ao Ministério Público.

Presidenta das comissões de Saúde e de Direitos Humanos, Telma tem apresentado trabalhos, desde março, apontando a necessidade de ampliar o acolhimento para a população em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus.

A Casa Êxodo oferece espaços de higiene para cuidados pessoais, com acessibilidade, alimentação e guarda de pertences. Há, também, orientação e encaminhamento para quem necessita de documentação pessoal e de outros serviços públicos do município. Por conta da pandemia, são disponibilizados máscaras faciais e álcool em gel.

O serviço provisório foi viabilizado por meio de parceria – em caráter emergencial, pelo prazo inicial de 180 dias – entre a prefeitura e a instituição Vidas Recicladas, por meio de um termo de colaboração. O valor total do convênio é de R$ 501 mil.

Este é o segundo ponto de acolhimento que a prefeitura abre nesse período de pandemia. O primeiro está em funcionamento desde março, na Rua General Câmara, e é gerenciado pelo município.

Atividades

De acordo com o coordenador da Casa Êxodo, Edson Júnior (da instituição Vidas Recicladas), serão realizadas atividades com os moradores, como oficinas de estamparia, música e entretenimento, mantendo os cuidados de higiene e distanciamento.

“Essa é a casa temporária deles. Os que trabalham saem e voltam. Funcionará 24 horas”, disse Edson.