Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Santos anunciou, nesta quarta-feira (3), o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19. Para viabilizar o processo de vacinação, que começará no dia 25 de janeiro, a cidade vai contratar 179 novos profissionais de Saúde, além de adquirir mais de 800 mil seringas e agulhas.

“Vamos aplicar nas 31 policlínicas que temos, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. Recursos humanos, nós teremos novos profissionais que serão mobilizados para que possamos fazer uma vacinação mais rápida e eficiente. São 179 novos profissionais, além daqueles que nós já temos na rede municipal de Saúde com investimento avaliado em mais de R$ 500 mil”, declarou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

“Existe um comprometimento do governo do estado de que a vacina estará disponível no dia 25 de janeiro e quem é da área da Saúde sabe que não basta ter a vacina, se trata de uma série de outros fatores, outras providências para que a vacina chegue às pessoas. Então, estamos nos planejando, porque sabemos que será uma corrida para adquirir insumos, como foi na pandemia”, destacou.

“A vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre uma dose e outra. Os profissionais de Saúde têm que estar protegidos para atuar, então terão prioridade absoluta. O dia em que a vacina chegar, nós vamos estar preparados para aplicar, também não importa se a vacina é chinesa, francesa, americana. Primeiro serão os profissionais da Saúde, depois acima de 75 anos, 70 a 74, 65 a 69 e 60 a 64. Claro que se tivermos uma quantidade maior, esse público aqui totaliza, praticamente, 105 mil pessoas, contando os acamados. Mas, se recebermos mais vacinas, nós estaremos prontos para aplicar mais doses”, acrescentou o tucano.

Na primeira fase, Santos projeta imunizar 104.419 mil pessoas contra o coronavírus, entre profissionais da Saúde e idosos.

Segundo o governo do estado, o início da vacinação será em 25 de janeiro. Apesar disso, a CoronaVac ainda não recebeu aval da Anvisa. O Instituto Butantan adiou duas vezes a apresentação dos resultados finais de eficácia. A expectativa é que isso aconteça no dia 7 de janeiro.

Cronograma de Santos

Trabalhadores da Saúde
1ª dose – 25 de janeiro
2ª dose – 15 de fevereiro 

75 anos ou mais
1ª dose – 8 de fevereiro
2ª dose – 1 de março 

70 a 74 anos
1ª dose- 15 de fevereiro
2ª dose – 8 de março 

65 a 69 anos
1ª dose – 22 de fevereiro
2ª dose – 15 de março 

60 a 64 anos
1ª dose – 1 de março
2ª dose – 22 de março 

Paciente acamados poderão se inscrever entre 12 e 22 de janeiro, com vacinação a partir de 8 de fevereiro.