Foto: Divulgação/PMS

O avanço da pandemia continua provocando estragos no sistema de saúde da região. Santos atingiu o maior pico de internações de moradores da cidade desde que o “Plano São Paulo” de combate à pandemia do coronavírus foi implementado.

Pela primeira vez, o município registra 303 internações de santistas em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais públicos e privados.

O recorde anterior era de 240 internações. O número representa aumento de pouco mais de 27%.

O “Plano São Paulo” foi criado pelo governo estadual para retomar, aos poucos, as atividades econômicas durante a pandemia. A estratégia começou a vigorar no dia 1 de junho de 2020. Na oportunidade, a Baixada Santista foi classificada na fase vermelha, com as medidas mais restritivas até então.

Foto: Divulgação/PMS

Neste momento, Santos chegou a 217 moradores internados com sintomas ou confirmados com a Covid-19. Poucos dias depois, atingiu a marca de 238.

Em 10 de junho, a região foi reclassificada para a fase laranja, em consequência da diminuição de confirmações de casos de coronavírus. Manteve-se até outubro.

No dia 9 de outubro, a Baixada foi promovida à fase verde. Porém, durou pouco mais um mês.

O problema, previsível à época, é que com a flexibilização, o número de pacientes voltou a subir em novembro, alcançando 210 santistas em unidades de saúde, o segundo maior pico, até então.

Alternância de fases

No mesmo mês, a região voltou à fase amarela, permanecendo até janeiro. Nesse período, retornou à fase laranja, que ocorria durante a semana, e à fase vermelha, que entrava em vigor aos finais de semana e feriados.

Com a diminuição do número de internações, a Baixada Santista voltou à fase amarela, ficando até o início de março. Agora, na fase emergencial, a mais restritiva de todas, em função do novo avanço da pandemia, a cidade atingiu o pico nesta quarta-feira (24), quando chegou a 303 internações de moradores.

Com informações do G1