Foto: Instituto Gamaleya

A Rússia registrou nesta quinta-feira (6) a Sputnik Light, vacina de dose única contra a Covid-19. De acordo com comunicado oficial, a eficácia do imunizante é de 79,4% após 28 dias da aplicação.

Os dados preliminares dos testes da primeira e segunda fase revelam que houve produção de anticorpos em 96,9% dos voluntários e anticorpo neutralizante do vírus em 91,67% dos que receberam a dose.

O mesmo relatório revelou que a incidência de Covid-19 entre os vacinados a partir do 28º dia após aplicação foi de 0,277%. No mesmo período, a incidência da doença em pessoas que não receberam o imunizante foi de 1,34%.

Os estudos da fase 1 e 2 revelam que 100% dos voluntários desenvolveram imunidade celular à proteína do coronavírus. Não foi registrado evento adverso.

Voluntários

A fase três dos testes clínicos, que foi iniciada em fevereiro, está em andamento na Rússia, Emirados Árabes Unidos, Gana e outros países. Há 7 mil voluntários envolvidos e os resultados preliminares devem sair ainda neste mês.

O governo russo declarou que a Sputnik Light não exige condições especiais de armazenamento e logística e o valor de venda é inferior a US$ 10.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).