Foto: Marcelo Bianchi/PMS/Arquivo

Associações ligadas ao comércio e ao turismo de Santos participaram, nesta terça-feira (28), de mais uma reunião relacionada às ações de combate à Covid-19 e ao plano de restabelecimento das atividades suspensas pelo decreto de quarentena (nº 64.881) do governo do estado desde 22 de março.

Normas para reativação dos serviços atualmente interrompidos e a possibilidade de concessão de incentivos fiscais foram discutidas por videoconferência, com o secretário municipal de governo, Rogério Santos, que comanda o grupo técnico da prefeitura responsável pela definição das regras para flexibilização das restrições em vigor.

“Estão todos preocupados com a volta das atividades. Hoje (terça) foram feitas várias observações, principalmente em relação a shopping centers e galerias. As sugestões vêm sendo organizadas e documentadas para o projeto de retomada da economia”, declarou o secretário, mencionando que há estudos sobre isenções tributárias para os segmentos que permanecerão inativos por mais tempo.

Segundo ele, o processo de reabertura dos estabelecimentos da cidade deve ser baseado em experiências internacionais, observando países onde a quarentena já foi flexibilizada sob regras de prevenção a uma nova expansão do vírus. “Teremos protocolos específicos para cada setor, com critérios objetivos”, projetou.

Ele lembrou que também serão levados em conta condicionantes, como o percentual de adesão pela população ao isolamento social, a quantidade de pessoas testadas e a taxa de ocupação de leitos no município.

Participantes

Participaram da videoconferência representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santos – Praia, da CDL Santos – Centro, do Sindicato do Comércio Varejista e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores).