Foto: Arquivo pessoal

A Cidade de Registro resolveu peitar o Governo do Estado e não vai fechar os estabelecimentos comerciais da Cidade. Na semana passada, o Município foi rebaixado da fase laranja do Plano São Paulo para o vermelho, ou seja, só devem funcionar serviços essenciais. Os motivos do rebaixamento são: a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e aumento do número dos casos de contaminação pelo coronavírus.

O prefeito de Registro Gilson Fantin (PSDB) diz que vai recorrer à Justiça para manter flexibilização do comércio. Em vídeo postado na internet, Fantin disse que a Prefeitura possui documentos oficiais do Departamento Regional de Saúde mostrando que, durante os últimos dez dias, a região de Registro permaneceu com a média de 30% de ocupação nos leitos de enfermaria e 20% nos leitos das UTIs.

De acordo com o Estado de São Paulo, entre os dias 12 e 18 deste mês, foram registradas 30 internações no Vale do Ribeira. Na semana anterior, eram 18. O crescimento foi de 67%. Na semana do dia 9 de junho, o índice de variação de internações era de 0,86 no Vale do Ribeira e agora chegou a 1,67. Para o governo estadual, qualquer índice acima de 1,5 já coloca a região na fase vermelha.