Divulgação/Unisanta

Doze recém-formados em Fisioterapia pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) se candidataram para trabalhar em atendimento nos hospitais de campanha aos pacientes que testaram positivo para a Covid-19. Alguns deles já iniciam a atividade nesta semana.

O fisioterapeuta intensivista integra a equipe multidisciplinar que cuida dos pacientes com insuficiência respiratória, administra o oxigênio na manutenção ventilatória e avalia as alterações musculares que possam ocorrer durante o período de internação.

Para colaborar com nossos egressos, o professor da disciplina de Fisioterapia em UTI da Unisanta e responsável pelos estagiários do curso na Santa Casa de Misericórdia de Santos, Prof. Ivan Vivas, ministrou para esses recém-formados treinamento de atualização de protocolos para o tratamento dos pacientes com o novo coronavírus. Uma das reuniões aconteceu na manhã desta segunda-feira (20).

“Montamos um grupo em plataforma virtual para tirar dúvidas e compartilhar as experiências referentes a estes protocolos. Faremos outas reuniões caso apareçam outras novidades em relação a estes tratamentos. Nas últimas três semanas, apareceram muitas novidades para tratar essa enfermidade. Disponibilizei também material, com artigos, para se atualizarem”, afirmou Ivan.

Ainda nesta segunda, às 19h, o professor também ministrará aula sobre o tema para os alunos de pós-graduação em Fisioterapia Intensiva Adulto e Pediátrico da Universidade.

A importância da Fisioterapia – Um dos recursos utilizados no tratamento dos pacientes em estágio grave e infectados com o novo coronavírus é a ventilação mecânica feita através dos respiradores artificiais nas UTIs. “A fisioterapia respiratória atua nos pacientes com problemas pulmonares. A atuação é ampla, podendo trabalhar com pacientes internados em UTI, enfermaria ou home care e ambulatorialmente. O trabalho consiste em melhorar a ventilação e oxigenação, através de técnicas manuais, uso de aparelhos e dispositivos”, conclui Dr. Ivan.