Foto: Guilherme Gandolfi/Fotos Públicas

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, anunciou, nesta segunda-feira (29), que o estado passará a multar pessoas que estiverem em locais públicos sem máscaras, além dos estabelecimentos comerciais que abrigam essas pessoas. O objetivo é intensificar o uso de equipamentos de proteção contra o coronavírus.

Segundo o tucano, os estabelecimentos estão sujeitos a multa de R$ 5 mil por descumprimento da norma de proteção. Ele também afirmou que pessoas que forem flagradas sem máscaras em ambientes públicos poderão ser multadas em R$ 500.

A exigência passa a valer a partir do dia 1º de julho. “O objetivo não é punir, mas educar e alertar as pessoas”, declarou Doria, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Fiscalização

Conforme informações do governador, a utilização de máscara no estado chega a 93% entre a população e o objetivo é que alcance 100%. Assim, a fiscalização ficará a cargo das vigilâncias sanitárias do estado e dos municípios.

Ainda de acordo com Doria, o valor arrecadado será revertido para o programa Alimento Solidário, que distribui cestas básicas a famílias em estado de pobreza e extrema pobreza.