Foto: Arquivo

Começa nesta segunda-feira, o projeto cultural “Tenda da Leitura”. Em razão do coronavírus, a ação será on-line levando leituras encenadas, interpretação de histórias e intervenções literárias para o público.

A atividade gratuita é organizada pela Companhia Gira Lua em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, por meio da premiação do Edital Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

O projeto que iria ocorrer presencialmente nos espaços culturais e educacionais do município, mas teve de se readequar em razão da pandemia do Covid-19. Como forma de adaptação, a proposta é que o conteúdo seja apresentado por meio de oito atividades artísticas on-line durante o período de quarentena.

Acompanhia disponibilizará o conteúdo nas redes sociais, onde o público poderá assistir todas as apresentações quando e onde quiser. Toda a programação e acesso aos vídeos podem ser encontrados na página do Facebook e canal do Youtube “Giralua Companhia de Artes” e pelo Instagram @ciagiralua ou @tenda.daleitura.
Após o término da pandemia o projeto retornará presencialmente para toda a população de Bertioga, ampliando e fortalecendo práticas culturais do município.

Confira a programação:
25/05 – Conto popular do Japão: “A anciã que não tinha medo”
01/06 – Conto da Alemanha, recolhido por Irmãos Grimm: “A linguagem dos animais”
08/06 – Conto tradicional do Brasil, recolhido por Luis da Câmara Cascudo: “Couro de piolho”
15/06 – Conto popular russo: “O cesto da avó”
22/06 – Narrativa sobre alimentação: “Saladinha de histórias”
19/06 – “Narrativas Indígenas”
06/07 – Leitura encenada para a juventude: “Filosofia de um par de botas” – de Machado de Assis
13/07 – Leitura encenada para a juventude: “A terceira margem do rio” – de João Guimarães Rosa.