O professor Valente é o primeiro no alto no canto esquerdo, de camisa verde- Reprodução

Um minicurso on-line de Redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ofertado gratuitamente para alunos da rede pública de ensino. Esse é o projeto do professor Victor Rodrigues Valente. As turmas são de 98 alunos e a primeira aula contou com 84.

Valente é formado em Letras pela Universidade de São Paulo e professor de Gramática, Redação e Literatura há dez anos. Ele é também proprietário e dá aula no Lítera, cursinho pré-vestibular em Santos. “O curso é totalmente on-line, por transmissão ao vivo (às terças-feiras, 20h). Para os alunos que não puderem participar da aula, o vídeo fica disponível em um drive até a semana seguinte. O material didático também é fornecido de forma gratuita”, disse.

Ele ressaltou que na primeira aula, a turma contava com 84 alunos, com pessoas de diversas localidades como Piauí, Bahia, Minas, Espírito Santo e Interior de São Paulo. Caso surja mais interesse, nossa ideia é abrir novas turmas. Cada minicurso compreende quatro aulas e é ministrado por mim e mobilizamos, para sua efetivação, a estrutura EAD do nosso cursinho”, afirmou.

Ele lembrou que na primeira aula os alunos tiraram muitas dúvidas. “Um dos desafios é justamente ajeitar o conteúdo e a linguagem para pessoas de tantos lugares de diferentes níveis de formação, mas deu muito certo.

A ideia veio a partir da percepção de que alunos da rede pública estão, mais que nunca, sendo prejudicados neste cenário, já que em muitos lugares não há aula, ou, quando há, isso de dá de modo insatisfatório. Entendo que ser professor passa, também, por uma função social e neste momento o exercício dessa função se tornou imprescindível para que as pessoas não fiquem desamparadas. Por isso, queremos atender o maior número possível de alunos – dentro, claro, das nossas possibilidades.

Para participar da turma é preciso enviar um e-mail para [email protected] com os seguintes dados: nome completo; Estado/cidade; Escola de origem e whatsapp.