Foto: Prefeitura do Município de Anchieta - ES/Reprodução

Um avião da Latam com 1,2 milhão de doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos aterrisou no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, às 4h48 desta quinta-feira (13).

De Campinas, as vacinas seguiram para um depósito do Ministério da Saúde em Guarulhos, de onde serão distribuídas pelos estados, que já começam a cadastrar as crianças para receber o imunizante.

A vacinação será em ordem decrescente de idade, com as crianças mais velhas sendo imunizadas primeiro, com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas.

Segunda dose será após intervalo de oito semanas

Contrariando Jair Bolsonaro (PL), não há necessidade de autorização médica nem mesmo de uma autorização por escrito dos pais, desde que eles estejam na companhia da criança. A segunda dose deve ser aplicada em um intervalo de oito semanas.

A vacinação deve começar já nesta sexta-feira (14) em alguns estados. Em São Paulo, o governo do estado disponibilizou o agendamento através do site.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 20,5 milhões de crianças nessa faixa etária.