Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

Uma funcionária de um hotel de Santos é o primeiro caso confirmado da variante Delta do coronavírus na Baixada Santista. Ela tem 31 anos e testou positivo para Covid-19 em 11 de julho. Imunizada contra a doença, não precisou se internar e seu estado de saúde é considerado regular, de acordo com reportagem de Nathália de Alcantara, em A Tribuna.

Mesmo com a confirmação da nova cepa, os municípios da região asseguram que estão redobrando os cuidados. Porém, não diminuirão os planos de flexibilização das atividades econômicas.

“Estão sendo monitoradas 20 pessoas que tiveram contato com ela, entre colegas de trabalho e familiares. Por fazer mais de 15 dias que a doença se manifestou, já teríamos que ter notado um aumento nas internações, mas isso só tem reduzido na cidade”, relata o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, para A Tribuna.

O resultado positivo para a Delta foi confirmado na segunda-feira (2), pelo Instituto Adolfo Lutz. De acodo com o secretário, esse tipo de exame é feito por amostragem, com o objetivo de mapear os casos e as variantes para se investir em tratamento.

“Na verdade, é praticamente impossível qualquer lugar impedir que uma variante chegue. Ela não vem apenas pelo Porto, vem de carro, de qualquer jeito. As pessoas viajam para outros lugares e circulam. Não tem como barrar uma variante”, acrescenta Catapreta.

São Vicente

Conforme a secretária de Saúde, Michelle Santos, será intensificada a divulgação sobre a importância dos cuidados essenciais, como o uso de máscaras e álcool em gel, e do distanciamento social.

Guarujá

“Por enquanto, permanece o reforço nas medidas sanitárias preventivas e também com a Sala de Situação, acompanhando e monitorando, diariamente, a evolução de casos na rede municipal de saúde”, afirma o secretário adjunto de Gestão em Saúde, Denis Campos.

Mongaguá

“O trabalho que está sendo realizado desde o início da pandemia foi intensificado pelos profissionais da Guarda Municipal e da fiscalização do comércio. Nossa principal ferramenta é insistir na conscientização da população”, diz o diretor de Saúde, Marcelo Marco.

Peruíbe

“A chegada da nova variante na região serve de alerta para que a população mantenha todos os cuidados e continue seguindo as orientações de isolamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos e uso de álcool em gel”, relata a secretária de Saúde, Ana Paula Cardoso.

Bertioga

“O objetivo é monitorar o comportamento do vírus pelos bairros. Iniciamos no Centro e nos próximos dias estaremos no Indaiá, Vista Linda e Rio da Praia. Geralmente, quando há caso de síndrome gripal leve, o paciente não procura atendimento, por isso estamos indo até a população”, destaca a secretária de Saúde, Janice Santos.

Praia Grande e Cubatão

Ambas as prefeituras afirmam que continuarão adotando todas as medidas e protocolos sanitários de combate à pandemia da Covid-19.