Foto: Reprodução

Equipes da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), da prefeitura de Guarujá, estão investigando quem é o responsável por ter oferecido serviço de “coiote”, ou seja, mediante pagamento permitir a entrada de turistas na cidade, durante o período de “megaferiado”.

A prática é criminosa, porque os municípios da Baixada Santista determinaram bloqueios sanitários nas entradas das cidades, com o objetivo de evitar o acesso de pessoas de fora da região, para evitar a disseminação do coronavírus.

A prefeitura vai encaminhar o problema à Polícia Civil para a instauração de inquérito. O anúncio foi publicado em um grupo de vendas e trocas da cidade, nas redes sociais.

Denúncia

A administração municipal solicitou que as pessoas que souberem de tais práticas denunciem imediatamente. Dessa forma, as fiscalizações em relação a decretos de isolamento social serão mais efetivas.

O homem postou um anúncio, no qual dizia: “Atravesso turista pra dentro do Guarujá. Vou até a Piassaguera entro no carro e entro com sua família na cidade com a minha habilitação do Guarujá e comprovante de residência 2 carros da mesma família foi um desconto”.

Nota da prefeitura

O Folha Santista fez contato com a administração municipal, que encaminhou a seguinte nota: “A prefeitura de Guarujá informa que as equipes da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) estão mobilizadas para chegar até o responsável desta prática criminosa. A pasta também comunicará à Polícia Civil a situação para que um inquérito seja instaurado. 

Para coibir tal prática, a Sedecon, responsável pela organização dos bloqueios instalados nos acessos à cidade, já destinou equipes para o monitoramento de locais que sejam propícios a baldeações que visem fraudar as barreiras sanitárias. 

E, por fim, a prefeitura pede que tais tentativas, caso notadas, sejam denunciadas pela população o mais breve possível. Só assim as fiscalizações aos decretos de isolamento social, criados em prol da vida de todos os munícipes, serão cada vez mais efetivas. O telefone da Guarda Civil Municipal (GCM) é o 153”.