O Costa Fascinosa - Foto: Ronaldo Barreto

A Prefeitura de Pitangueiras, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, investiga a morte de uma idosa de 69 anos, que esteve no navio Costa Fascinosa. A vítima participou da viagem que saiu do Porto de Santos e seguiu para Búzios (RJ), Salvador (BA), Ilha Bela (SP) e voltou para Santos, de 8 a 14 de março. Do total de suspeitos do município (29), quatro estiveram no Costa Fascinosa. Deste total, três tiveram resultado negativo para Covid-19. Um morador está internado, em estado grave. Outra idosa, de 68, não possuía histórico de viagens e tinha comorbidades (outras doenças).

Na noite de 26 de março, a idosa apresentou falta de ar e foi atendida na Santa Casa de Pitangueiras, mas diante da piora do quadro clínico ela foi levada para a Santa Casa de Sertãozinho (SP). Com insuficiência respiratória, ela precisou ser entubada. Na sequência, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, a mulher vinha sendo acompanhada pois participou do cruzeiro Costa Fascinosa e, alguns passageiros, que são moradores da região de Pitangueiras, também testaram positivo para a Covid-19.A Prefeitura a orientou a permanecer isolada por 14 dias, mas deveria procurar auxílio médico se apresentasse sintoma gripal.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitangueiras, cidade com pouco mais de 38 mil habitantes, registra 29 casos suspeitos notificados, aguardando a contraprova. Desse total, 15 já cumpriram o isolamento domiciliar de 14 dias estabelecido pelo Ministério da Saúde. A Vigilância Epidemiológica tem registro de monitoramento de 144 comunicantes, que são familiares e profissionais de saúde, que tenham prestado atendimento a casos suspeitos. Comunicantes não são tratados como suspeitos se não apresentarem sintomas. Caso apresentem, são orientados a procurar o médico. Desses 144 comunicantes, 60 já cumpriram o isolamento domiciliar e a Vigilância ainda monitora 84 pessoas.

Jaboticabal
A Cidade de Jaboticabal, também localizada na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, vem chamando a atenção pelo número de mortes e infectados pelo novo coronavírus. São cinco óbitos e 14 casos suspeitos confirmados e 13 aguardando resultado. A Secretaria de Saúde monitora mais 136 pessoas com sintomas. Dessas cinco mortes, três delas seriam de pessoas que estiveram na viagem pelo litoral brasileiro. A Prefeitura está averiguando, já que todos eles estavam internados em hospital particular. Nas outras duas mortes, em uma foi descartado o Covid-19 e a outra, não teve relação com a doença. Um grupo de 120 jaboticabalenses participou do cruzeiro pelo litoral brasileiro.

Anvisa
De acordo com informações da Anvisa, o Costa Fascinosa deve retornar ao Porto de Santos no final desta terça-feira. A embarcação com 679 tripulantes, está de quarentena em razão do coronavírus, até dia 19. São 43 pessoas com sintomas do Covid-19, dez doentes desembarcados e internados na Beneficência Portuguesa, em Santos, sendo um médico com suspeita de infarto, mas depois confirmado como coronavírus.