Foto: Divulgação/Abras

Com o avanço cada mais rápido e intenso da pandemia do coronavírus, os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista vão adotar, a partir da próxima semana, medidas mais restritivas para o combate à propagação da doença.

As novas determinações devem atingir, inclusive, serviços essenciais. A proposta deve ser oficialmente anunciada nesta sexta-feira (19).

Pelo menos duas ações devem ser contempladas com esse novo pacote de medidas: diminuição do horário de funcionamento dos supermercados e redução dos serviços de transportes coletivos na Baixada. 

Os representantes dos municípios se reuniram, nesta quinta-feira (18), em encontro do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), que tem como presidente o prefeito santista, Rogério Santos (PSDB). O órgão reúne todos as cidades da região.

Durante a reunião, os prefeitos deixaram claro a preocupação em relação à nova determinação do prefeito de São Paulo, o santista Bruno Covas (PSDB).

O administrador da capital paulista antecipou cinco feriados na cidade, em um período livre que vai de 26 de março a 4 de abril. As datas emendam com dois fins de semana e com a Páscoa. 

O receio dos representantes da Baixada é que a região seja tomada por turistas, justamente na fase mais crítica da pandemia.

Dessa forma, o Condesb pediu ajuda ao governo estadual para a realização de barreiras sanitárias nas estradas de acesso às cidades da região, reforço no policiamento e manutenção do cancelamento da Operação Descida.

Lockdown

Os médicos infectologistas Marcos Caseiro e Evaldo Stanislau avaliam a necessidade de implementar, em caráter de urgência, lockdown e medidas ainda mais restritivas na Baixada Santista, para combater o avanço da pandemia do coronavírus. Em Santos, a situação é extremamente grave.

Ambos participaram de coletiva de imprensa com representantes da Saúde na cidade, nesta quinta-feira (18). A maioria dos hospitais da cidade está com a ocupação máxima e pacientes aguardam vaga em leitos de Covid-19.