Foto: Divulgação/PMG

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista vão se reunir nesta quarta-feira (22), a partir das 16 horas, para debater a flexibilização do comércio na região.

O encontro, por videoconferência, será realizado depois que o governador João Doria (PSDB) anunciar, às 12h30, o plano de reabertura gradual das atividades econômicas no estado, paralisadas devido às medidas restritivas de combate ao novo coronavírus.

Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), já declarou que qualquer movimento de reabertura econômica será definido apenas depois do fim da quarentena estadual, previsto para 10 de maio.

“Estamos fazendo todos os esforços para, o mais rápido possível e com responsabilidade, garantir o retorno das atividades e para que seja realizado gradualmente a partir do dia 11 de maio. Mas de forma controlada e sem oferecer riscos à população ou a necessidade de voltar a ter quarentena”, avalia.

Sem unanimidade

No entanto, ele não é unanimidade entre os prefeitos da região. Até o momento, quatro das cinco maiores cidades da Baixada – Praia Grande, Cubatão, Guarujá e São Vicente – ampliaram a lista de atividades permitidas e determinaram a abertura de vários setores do comércio.