Paulo Alexandre Barbosa - Foto: Reprodução/Facebook

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), anunciou na noite de domingo (3), que os resultados da primeira das quatro etapas do estudo epidemiológico do novo coronavírus na região serão divulgados nesta segunda-feira (4).

São 10 mil pessoas pesquisadas nos nove municípios da Baixada Santista, sendo 2.500 por etapa. Em Santos, está a maior quantidade por vez (581 testados).

Barbosa disse, ainda, que nesta semana deverá ficar pronta uma primeira versão do plano de retomada do comércio. “Não adianta esperarmos voltar para daí começar a planejar. Tudo tem que estar pronto. É um documento feito a muitas mãos. Vamos avançar muito”, destacou.

Em relação à utilização obrigatória de máscaras na cidade, o prefeito lembrou que o maior fiscal é o cidadão. “Quem sai de casa sem máscara e pode comprá-la deveria ter vergonha. É importante ter essa consciência coletiva”, acrescentou.

O tucano também demonstrou preocupação com o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTIs. “Preocupa porque especialistas indicam um pico da doença e, com isso, aumenta a demanda na rede pública”, afirmou.

Aulas

O prefeito disse, ainda, que a volta às aulas na rede municipal de ensino será online. As férias escolares, que foram antecipadas, vão até 23 de maio. “Vamos ter todas as plataformas viabilizadas e ter material impresso para quem não tem condição de acesso”, completou.