Foto: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Praia Grande, a fim de controlar as pessoas que vêm à Cidade, disponibilizou ferramenta para cadastro de moradores eventuais para controle sobre esses imóveis de uso ocasional. O cadastramento deve ser feito no site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br), no link “Coronavírus – Cadastro de Condomínios”, com o preenchimento de um formulário.

O serviço está disponível desde março e, de acordo com o subsecretário de Controle Urbano da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Leonardo Conti Santos, é muito simples. “O síndico ou responsável pelo condomínio faz sua inscrição e após então tem acesso ao formulário, onde cadastra os visitantes que chegarem”. A ação obedece ao que determina o Decreto Municipal nº 6928/2020. O objetivo principal é tentar impedir a proliferação do coronavírus.

Como ressaltou o subsecretário da Seurb, o objetivo é identificar os visitantes, período de estadia, se há idosos entre eles e o estado de saúde de cada um, entre outros detalhes. “Já temos 1.033 condomínios cadastrados e 4.406 cadastros de ocupantes eventuais. Destes, somente um recebeu atenção especial, sendo encaminhado para a Secretaria de Saúde (Sesap), que realizou os procedimentos devidos”.

Conti observou ainda que o procedimento inicia com o cruzamento de informações para verificar se estas pessoas já foram cadastradas nos bloqueios promovidos nas vias de entradas da Cidade. “Caso negativo, é realizado um contato inicial, onde são colhidas informações gerais. Se for notificada alguma anormalidade, agentes da Seurb e Sesap farão uma visita ao condomínio: será verificado quem são e o estado de saúde desses visitantes e simultaneamente é feito trabalho de conscientização sobre o isolamento social”.

Controle de Acesso
O bloqueio sanitário ocorre diariamente na Av. Ayrton Senna da Silva e Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O objetivo é identificar e verificar o estado de saúde dessas pessoas. A fiscalização será realizada enquanto perdurar a emergência de saúde pública decorrente da transmissão do Coronavírus.

Desde março, Praia Grande conta também com serviço exclusivo de atendimento por telefone para orientar a população em relação ao Coronavírus. Os telefones 162 e o 3496-2281 estão à disposição das 8 às 22 horas, diariamente. O atendimento está sendo realizado por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor.