Foto: Breno Esaki/Agência Saúde/Fotos Públicas

O Instituto Butantan revelou nesta quinta-feira (13) que a produção da CoronaVac será paralisada nesta sexta-feira (14), em razão da falta de matéria-prima para a produção do imunizante.

De acordo com explicação do órgão, o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebido no dia 19 de abril já foi completamente processado e que “a produção será retomada assim que mais insumos chegarem”.

O Butantan também explicou que espera autorização do governo chinês para a liberação das demais matérias-primas e apontou que questões diplomáticas entre os dois países podem estar interferindo no envio dos insumos necessários para a produção.

“O Butantan aguarda autorização do governo chinês para a liberação de mais matéria-prima necessária para a produção da vacina. Questões referentes à relação diplomáticas Brasil x China podem, sim, estar interferindo diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos”.

Sem prazo

Dimas Covas, o presidente do Butantan, afirmou que não há prazo para chegada de insumos para produção da CoronaVac no Brasil. Covas se reuniu nessa quarta-feira (12) com representantes da farmacêutica Sinovac Biotech, que desenvolve a vacina com a China, e com representantes da embaixada brasileira em Pequim.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por meio de suas redes sociais, acusou o governo federal de provocar, por conta de declarações desastrosas, o entrave no envio do IFA.

Com informações do UOL

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).