Reprodução

O pastor evangélico Waldeir Vieira Oliveira encontrou o remédio ideal para a prevenção contra o coronavírus. Pelo menos é isso que ele revela em um vídeo divulgado nas suas redes sociais. A fórmula mágica foi enviada pelo seu irmão “que mora há 40 anos nos Estados Unidos” e seria muito utilizada em Israel, o que, de acordo com ele, explicaria o pequeno número de casos lá. O médico infectologista Arthur Chioro garantiu que não existe nenhuma evidência que o remédio receitado pelo pastor funcione. A Prefeitura de Praia Grande foi procurada, mas não se manifestou.

Oliveira, que tem perto de 20 mil seguidores no Facebook, e mais de 8,5 mil da Assembleia de Deus Ministério da Missão, dissidência da Assembleia de Deus, fundada por ele que é o pastor-presidente e que tem o filho Natanael Oliveira, vereador em Praia Grande pelo PSDB, como vice-pastor-presidente, faz rotineiras lives com orações. A igreja fica no Jardim Samambaia. Dessa vez, aproveitou sua grande audiência, passeou pelo terreno espiritual e de Deus e surfou na onda da cura milagrosa.

Citando o irmão que mora nos Estados Unidos e que recebeu os ingredientes diretamente de Israel, o pastor começa a fazer a receita que vai proteger as pessoas do coronavírus. Ele mostra que você deve colocar em um copo com água morna, uma colher de bicarbonato de sódio e meio limão espremido ou vinagre de maça. Depois mexer e fazer gargarejos todas as noites antes de dormir. Ele cita que o “remédio” vai imunizar as pessoas contra a Covid-19. “Você não vai pegar o coronavírus”.

“Israel é o país com menor índice de coronavírus do mundo. Apesar de algumas fake news. O bicarbonato é antisséptico natural, clareador de dentes e um monte de coisas. O gargarejo mata o vírus que fica quatro dias alojado na garganta. Os judeus mandaram todos os cidadãos de Israel usarem. A mídia não fala. Israel usa isso desde o começo da pandemia”, disse o pastor na live ressaltando que sua receita é inédita.

De acordo com o levantamento divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) referente ao dia 6 de maio, Israel tem 16.268 casos de coronavírus e 237 mortes. Somente no dia 6, surgiram 237 novos casos da doença no país. Informações que contestam os dados divulgados pelo pastor Oliveira.

Após mostrar o remédio milagroso pronto, o religioso faz um apelo às pessoas que compartilhem muito o vídeo para que sua fórmula chegue ao maior número de pessoas possível pelo Brasil. Confira o vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/alexandre.cruz.545/videos/3820566257984592/

A Reportagem do Folha Santista procurou o pastor e enviou uma mensagem como fosse uma pessoa interessada no remédio.Confira a conversa:
Glauco Braga: Boa tarde, Pastor Valdeir! Tudo bem? Meu nome é Glauco. O senhor pode me passar a receita do remédio contra o Coronavírus?
Valdeir – Pastor: É uma receita de prevenção, pois meu irmão que mora nos Estados Unidos 🇺🇸 me enviou
Valdeir – Pastor: Faça apenas o gargarejo ok.
Glauco Braga: Dá resultado mesmo?

Glauco Braga: Posso sair sem máscara?

Diante do interesse do repórter, o pastor telefonou. Oliveira ficou sabendo que se tratava de uma reportagem sobre a sua receita. “Não estou receitando. Meu irmão me mandou dos Estados Unidos e estou compartilhando. É apenas uma higienização, pois o vírus fica quatro dias na garganta”. O pastor disse que tinha errado e que retiraria o vídeo do ar.

Indagado sobre se usava a mistura, ele garantiu que sim. “Uso todos os dias desde que começou a pandemia, mas só saiu de casa de máscara”. Questionado se não temia ser responsabilizado criminalmente por charlatanismo por indicar às pessoas um remédio caseiro e sem comprovação científica, ele disse: Muito obrigado pela orientação, divulguei na visão de ajudar na questão de higiene e não na cura, e, sim, na prevenção.Já apaguei na página”. Perguntado se sabia como estava a doença na Cidade, ele disse:”É, são 33 mortes”.

Sem efeito
O médico sanitarista Arthur Chioro, que foi ministro da Saúde, descartou os efeitos do remédio caseiro. “Não tem evidência nenhuma. Gostaríamos muito de contar com uma vacina ou medicamento antigripal. Mas a verdade é que até o momento não temos, daí a importância do isolamento social, do uso da máscara, quando for necessário excepcionalmente sair de casa e as medidas de higiene (lavagem das mãos, álcool em gel, não entrar com sapato dentro de casa etc)”, afirmou.

Prefeitura
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Praia Grande foi procurada para responder as seguintes perguntas: Preciso saber se a Prefeitura vai tomar alguma atitude contra o pai do vereador Natanael? A Prefeitura não teme que isso sirva para diminuir a higienização e o uso de máscaras? Qual atitude vocês vão tomar?

A assessoria recebeu as perguntas, mas, simplesmente, ignorou os questionamentos da Reportagem do Folha Santista.