O médico Marcos Caseiro - Foto: Reprodução/YouTube

De acordo com Marcos Caseiro, médico infectologista e coordenador do estudo epidemiológico que está rastreando a incidência do coronavírus na Baixada Santista, os números preliminares da segunda rodada do levantamento preocupam.

Em entrevista à TV Tribuna, nesta segunda-feira (18), Caseiro disse que o resultado deve ultrapassar o dobro do verificado na primeira fase do estudo, realizada há 15 dias.

O índice de ocorrência da Covid-19 na região deve chegar entre 3% a 3,2% da população já exposta ao vírus. Com isso, a indicação é de que até 52,8 mil moradores da Baixada Santista já contraíram o vírus. 

O percentual supera o observado na primeira fase do mapeamento, que registrou índice de 1,41% da população que tinha sido infectada, o que representa 23.257 pessoas.

“Os números da segunda fase ainda não estão fechados, porque tivemos um problema de acesso a bairros na semana passada por conta da chuva. Mas os dados já sinalizam uma evolução significativa”, declarou o infectologista. 

Crescimento

Caseiro avaliou que o fato de o resultado ter apresentado mais do que o dobro, em um intervalo de apenas 15 dias, indica tendência de crescimento na curva de contágio na região.

“Há um percentual muito grande da população ainda vulnerável à contaminação, em especial o grupo de risco”, acrescentou.