Foto: FGV

O chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, anunciou nesta sexta-feira (19) que o país entra em lockdown a partir da próxima segunda-feira (22). Além disso, a vacinação contra a Covid passa a ser obrigatória a partir de 1 de fevereiro.

Desde a semana passada que as pessoas não vacinadas estão confinadas e só podem sair de casa para comprar comida, fazer atividade física e ir ao médico.

O ministro da saúde, Wolfang Mückstein declarou que o lockdown é “agressivo”, mas o método mais eficaz para evitar a quarta onda do coronavírus.“Ninguém quer um lockdown, um lockdown é um último recurso, um instrumento agressivo, é sempre uma imposição, mas é o instrumento mais confiável que temos para impedir essa quarta onda”, declarou.

Inicialmente o lockdown vai durar dez dias.

Primeiro país

A Áustria se torna o primeiro país da União Europeia a adotar a obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19 para toda a população, com imposições de sanções a quem descumprir a determinação.

Hoje, o país tem um dos índices de contágio mais altos do continente, com quase mil casos de infecção para cada 100 mil pessoas nos últimos sete dias, de acordo com dados oficiais.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).