A variante Ômicron - Foto: NIAID/NIH

São Paulo registrou, nesta quarta-feira (1), o terceiro caso da variante Ômicron do coronavírus no país. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado.

Segundo informações das autoridades, um passageiro, de 29 anos, vindo da Etiópia, na África, chegou ao Brasil pelo Aeroporto de Guarulhos, no sábado (27). Logo que desembarcou, foi feito o teste e o resultado foi positivo para Covid-19.

Instituto Adolfo Lutz já realizou o sequenciamento genético da mostra e confirmou que se trata da nova cepa, segundo a CNN Brasil.

“O homem de 29 anos foi testado no aeroporto ao desembarcar no país e não apresentava sintomas. É vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer e está bem. Ele está em isolamento domiciliar desde o último sábado e está sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside”, destacou a Secretaria por meio de nota.

Com a confirmação, o caso se junta aos outros dois, anunciados nesta terça (30), totalizando três ocorrências da Ômicron.

Primeiros casos foram de um casal que não apresenta sintomas

Os dois primeiros casos registrados são de um homem, de 41 anos, e de uma mulher, de 37 anos, que desembarcaram n o Brasil vindos da África do Sul. Ambos testaram positivo em exames de diagnóstico molecular (RT-PCR). Nenhum dos dois apresenta sintomas da doença e estão isolados em casa.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS), o casal mora na África do Sul e veio ao Brasil para visitar parentes. Ambos chegaram ao país no dia 23 de novembro.