Enterro noturno de vítimas da Covid-19 em São Paulo - Foto: Sindsep

O número real de mortes por Covid-19 ao longo de 2020 pode ser até três vezes maior do que foi registrado por governos. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (21) apontam que os óbitos poderiam somar 6 milhões e 8 milhões.

Em comparação com 2019, a organização destaca que o mundo registrou 3 milhões de mortes a mais em 2020. Segundo informações de Jamil Chade, no UOL, o número é muito superior ao 1,8 milhão de mortes oficialmente registradas no ano passado pela doença.

As estimativas da OMS também apontam que pelo menos outras 1,2 milhão de mortes diretas ou indiretas não foram computadas. Hoje os números oficiais apontam para 153 milhões de pessoas contaminadas e 3,2 milhões de mortes no mundo.

Entre os motivos que explicam a discrepância entre os números, a OMS aponta que a pandemia causou mortes indiretas por falta de acesso à saúde, aumento do suicídio e pela crise social. Além disso, há evidências de pessoas que morreram por Covid-19 e que não foram testadas.