O navio Bárbara - Foto: Carsten Feldhusen/MarineTraffic.com

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que dez tripulantes do navio de cargas Bárbara tiveram resultado de Covid-19 confirmado por testes do tipo PCR, que é o exame laboratorial mais eficiente.

Os exames foram realizados em contraprova ao resultado inicial dos testes rápidos a bordo que haviam apontado dois casos positivos.

O navio cargueiro Bárbara está em quarentena desde o dia 30 de abril.

Costa Fascinosa
Nesta segunda, o navio de cruzeiros desembarca mais 7 tripulantes para que retornem aos seus países de origem. São seis tripulantes italianos e um colombiano. Os desembarques ocorrem pela manhã.

O navio chegou no Porto de Santos no dia 17 de março. No dia 19 entrou em quarentena, sendo liberado somente no dia 27 de abril.

Cabe à empresa organizar a operação de repatriação, articulando as questões relacionadas aos voos, datas e horários. Também é de responsabilidade da empresa a consulta ao formal ao Ministério das Relações Exteriores para realizar o desembarque e repatriação.

O último navio a ser colocado em quarentena foi o cargueiro MSC Giselle. A Anvisa determinou a paralisação do navio no sábado (10/5) pelo período de 14 dias. A embarcação teve sua operação suspensa e todos os 23 tripulantes do navio serão testados para Covid-19.

O tripulante que teve resultado positivo desembarcou para atendimento médico. O navio de cargas MSC Giselle veio de Navegantes (SC) e seu próximo destino seria a África do Sul.

MSC Seaview
O navio recebeu todos os resultados dos testes laboratoriais feitos em sua tripulação. A embarcação, que tem 615 tripulantes, confirmou 86 casos positivos em testes laboratoriais do tipo PCR.

Os exames foram custeados pela própria empresa marítima, que decidiu testar todos os tripulantes da embarcação.

Não houve necessidade de desembarcar tripulantes para atendimento de emergência e todos seguem em bom estado de saúde.