Divulgação/PMS

A Cidade de Santos apresenta na quarta-feira, dia 3 de junho, o plano municipal de retomada econômica. Isso acontece depois que o Governo do Estado ouviu os argumentos e viu os dados dos prefeitos da Baixada Santista e mudou a bandeira de vermelha para laranja no Plano São Paulo, possibilitando a flexibilização de parte do comércio.

“Vim apresentar os argumentos da Baixada Santista, que refletiram nessa reclassificação. Esse era o objetivo: passar da fase vermelha para a laranja, que é aquela na qual a região verdadeiramente se encontra. O Estado considerou nossos dados técnicos e vai efetivar, nos próximos dias, essa reavaliação”, comentou Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista.

“Nada abre a partir de segunda-feira (1º). Não vamos jogar fora todo o trabalho feito até o presente momento. Tudo será feito de forma gradual, responsável, com regras rigorosas. O que conquistamos foi autonomia para tomar nossas decisões sob um critério justo. Agora, cabe a nós atuarmos todos juntos no enfrentamento ao coronavírus”, lembrou o prefeito.

Barbosa frisou que tudo não vai abrir de uma vez ou que estará tudo liberado em junho. “Cada município tem autonomia para decidir. Não será uma flexibilização desenfreada. Os shoppings centers, por exemplo, não vão abrir segunda-feira como estão divulgando por aí. Tudo será gradual respeitando as regras de higiene por dias e horários limitados”. disse.

O prefeito falou que não se trata de “uma chave de liga e desliga”. “Temos que continuar tomando os cuidados necessários para que possamos avançar para a fase amarela e não retroceder para a vermelha”, afirmou.

Barbosa destacou em Santos o plano terá três fases. “Vamos abrir 30%, depois 50% até chegar aos 100%”. Tenos que pensar que o mais importante é sempre preservar vidas”.