Divulgação

A Anvisa colocou o navio de cruzeiros MSC Seaview em quarentena no Porto de Santos/SP a partir desta quinta-feira (30/4). 

A decisão foi adotada depois que 10 tripulantes da embarcação testaram positivo para Covid-19. Os testes foram realizados por iniciativa da empresa responsável pelo navio. 

O navio tem 615 tripulantes a bordo. Todos devem permanecer em isolamento a bordo, de preferência em cabines com varanda. A quarentena vai até o dia 14 de maio. 

Com isso são três navios em quarentena neste momento no Porto de Santos: o cargueiro Saldanha e os navios de cruzeiro MSC Música e MSC Seaview. 

Confira a situação dos demais navios: 

*MSC Música* 

O navio está em quarentena até o dia 4 de maio. A embarcação está no Porto de Santos com 296 tripulantes a bordo. 

O navio foi colocado em quarentena porque um tripulante teve teste positivo para Covid-19 após uma internação hospitalar para tratar um quadro de anemia. 

O tripulante desembarcou no dia 20 de abril. No mesmo dia em que deu entrada no hospital foi feito um teste rápido de Covid que deu negativo para a presença do vírus. 

Porém, para que o tripulante pudesse ter alta foi realizado um novo teste e, que desta vez, deu positivo para Covid-19. O tripulante é indiado e tem 32 anos. 

Ainda não está claro se o tripulante contraiu o vírus dentro do navio ou após o desembarque para atendimento médico pelo quadro de anemia. 

*Saldanha* 

O navio não registrou novos casos de Covid-19, mas permanece em quarentena até o dia 1º de maio. Esta é a data em que se completam 14 dias desde que um dos tripulantes da embarcação teve resultado positivo em teste rápido. 

O tripulante está em bom estado de saúde e foi o único entre os 20 tripulantes da embarcação que tiveram resultado positivo para a doença. 

*Costa Fascinosa* 

O navio está liberado da quarentena desde o dia 27 de abril. 

A empresa está autorizada a realizar desembarques para repatriação de tripulantes ou mesmo a deixar o litoral brasileiro. A decisão sobre desembarques ou sobre deixar o porto é da empresa marítima. 

Na quinta-feira (30/4) 17 tripulantes desembarcam para retorno aos seus países de origem. São seis italianos, um espanhol e 10 indonésios. 

A empresa é responsável pela logística do transporte e voos dos tripulantes. Os tripulantes devem desembarcar e seguir em transporte próprio direto para o aeroporto. 

*Desembarques de repatriação do Costa Fascinosa* 

  • 5 de abril – 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação 
  • 11 de abril – 227 tripulantes filipinos deixaram a embarcação para retorno ao seu país por voo fretado. 
  • 28 de abril – 32 tripulantes desembarcaram no dia 28/4, sendo 5 com destino a Europa e 27 com destino às Filipinas. 
  • 30/4 – 17 tripulantes 
  • O navio permanece com 403 tripulantes após os desembarques de quinta (30/4). 

*Histórico* 

  • O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março.  
  • Em 19 de março a embarcação foi colocada em quarentena.  
  • 10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último desembarque por emergência aconteceu no sábado (4/4). 
  • 30 tripulantes tiveram teste positivo para Covid-19, sendo 20 por meio de teste rápido a bordo da embarcação. Os outros 10 foram os que desembarcaram e também testaram positivo. 
  • 3 pessoas que desembarcaram para atendimento hospitalar vierem a óbito