Foto: Apcef-SP/Arquivo

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou uma recomendação à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal (CEF) na Baixada Santista, no sentido de que sejam tomadas medidas, em agências e casas lotéricas, com o objetivo de reduzir o risco de propagação do novo coronavírus.

Nos últimos dias, as agências têm apresentado enormes filas de pessoas que desejam retirar o auxílio emergencial de R$ 600. Isso acontece em oposição às medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. A situação ocorreu em, pelo menos, três municípios da região.

Por isso, o MPF enviou o documento para a superintendência da CEF e, também, para as prefeituras de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Para dar um fim às aglomerações, o MPF fez uma série de recomendações, como limitar o número de clientes no interior das casas lotéricas e agências, inclusive, nas áreas de autoatendimento em caixas eletrônicos.

Outra sugestão é organizar filas internas e externas, de modo que a distância mínima entre as pessoas seja de dois metros, sempre priorizando o atendimento de idosos e de pessoas dos grupos de risco, como cardíacos e diabéticos.

Em caso de necessidade, agências e lotéricas podem abrir uma hora mais cedo, no mínimo, para realizar esse atendimento prioritário e distribuir senhas com hora marcada.

Higienização

Álcool em gel 70% deve ser disponibilizado, gratuitamente, para os clientes e as áreas utilizadas pelo público, como caixas eletrônicos e balcões de atendimento, devem ser limpas constantemente.

A CEF tem até cinco dias para implementar as medidas de prevenção sugeridas pelo MPF.