Análise de linhagens do novo coronavírus - Foto: Ascom/Secretaria de Saúde da Bahia

Brasil registrou, nesta terça-feira (17), 221 óbitos por Covid-19 em 24 horas, o que significa um crescimento da média móvel de mortes de 28%. O médico infectologista Marcos Caseiro alerta que não é hora de tirar a máscara, principalmente em lugares fechados

Ele afirmou, em entrevista à Fórum, que este é o reflexo do surgimento das subvariantes da Ômicron, sobretudo a Ômicron BA.2, que tem causado, de dois meses para cá, o aumento da pandemia em PortugalEspanhaFrança Estados Unidos. “Nova Iorque, por exemplo, voltou a decretar uso de máscara em lugar fechado por conta do aumento do número de casos”, alertou.

“Não é hora de tirar a máscara, principalmente em ambiente fechado. Nós não chegamos ao fim da pandemia, a Organização Mundial de Saúde tem indicado constantemente a importância de a gente continuar atento à pandemia que está em curso”, disse Caseiro.

Grande aumento de casos

O infectologista lembrou ainda que tem visto “claramente um grande número de casos. Felizmente, são casos mais leves, mas em pacientes imunodeprimidos e com comorbidades, esse risco aumenta. Por isso a importância da vacinação. Os dados mostram que quem está plenamente vacinado tem um nível de proteção contra as formas graves dessas variantes”, lembrou.

“Nós não estamos com a epidemia vencida, esse vírus sofre mutações, que são essas variantes, essas mutações escapam da resposta imunológica prévia, quer dizer, você fica imune àquela Covid, mas quando o vírus muda a sua imunidade não funciona plenamente e assim vai”, explicou Caseiro.

Medidas de prevenção

Ele considera importante que sejam mantidas as medidas de proteção, pois os casos estão aumentando. “A gente tem que observar o que vai acontecer em termos de internação, se isso vai se refletir em mais internações, em casos graves”, disse. “Parece que isso não está acontecendo, pelo menos no Brasil, porque a nossa vacinação está bastante elevada, e é isso que temos que continuar fazendo, garantindo a vacinação plena da população”, comemorou o médico.

“Como venho falando desde o início, não dá pra tirar a máscara em ambientes fechados. E mais, se tiver sintomas respiratórios, vá fazer o exame, não saia de casa e se tiver que sair, que saia de máscara. Essa deve ser a conduta até que seja decretado o fim da pandemia”, encerrou.

Números da pandemia

O Brasil totalizou 665.277 mortes desde o início da pandemia. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 119. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +28%, voltando a indicar tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença, após duas semanas em estabilidade ou queda.

Brasil, 17 de maio

Total de mortes: 665.277

Registro de mortes em 24 horas: 221

Média de mortes nos últimos 7 dias: 119 (variação em 14 dias: +28%)

Total de casos conhecidos confirmados: 30.724.939

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 26.228

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 19.135 (variação em 14 dias: +29%).