Representação do Sars-Cov-2, o vírus da Covid-19 - Foto Pixabay

Por Bruna Alessandra

O número de mortes por Covid-19 no estado de São Paulo voltou a subir para mais de 45% entre os dias 24 e 30 de abril – mesmo período que o governo de Jair Bolsonaro (PL) decidiu pelo fim da emergência sanitária. O número de casos e internações pela doença também subiu neste mesmo período.

média diária registrou crescimento de 4,3%, após o feriado de Tiradentes e o Carnaval fora de época. As internações por Covid-19 no estado de São Paulo subiram 10,4%, passando de 155 para 177 em uma semana.

No caso das internações, este é o segundo aumento seguido, já que na semana anterior ao Carnaval, o número de internações havia subido 6%. No momento, o estado de São Paulo tem 448 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em tratamento de Covid-19, contra 453 na semana passada.

O número de óbitos aumentou, com média móvel diária de mortes no estado, de aproximadamente 22 para 32, entre a semana dos dias 17 a 23 e a última de abril – os patamares ainda são considerados baixos, se comparados com o início do ano, quando houve o surto da variante Ômicron e a média estava acima de 100.

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, afirmou que o número de atendimentos com pessoas com suspeita de Covid-19 tem ficado com média diária de 150.

Segundo ele, em relação ao número de casos notificados, foram observados nos últimos três dias acréscimo de 5,6% em relação à semana anterior, por conta dos exames feitos nas farmácias.

“Houve aumento de número de casos, mas sem repercussão com quadros de agravamento nos atendimentos das nossas unidades de saúde e nos pedidos de internação”, disse Zamarco.

“Esse aumento pode ser reflexo do Carnaval. Começamos a monitorar isso nesta semana, mas sem quadros de agravamento”, insistiu.

Aumento de casos no país

Nesta quarta-feira (4), a Fiocruz divulgou um alerta de aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave em 14 estados, nas últimas quatro semanas.

Segundo o  levantamento da Fiocruz, os casos, que antes estavam subindo apenas entre as crianças, agora também avançam na população adulta. Essa mudança na faixa etária, segundo o  boletim Inforipe, é um indício de que os casos de Covid podem estar aumentando de novo.

Com informações do G1