Costa Fascinosa - Foto: Ronaldo Barreto

O navio Costa Fascinosa registrou, neste domingo (19), a morte de seu segundo tripulante, em consequência dos problemas causados pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 42 anos, que havia desembarcado, em Santos, para atendimento de emergência e estava internado em estado grave. 

O homem fazia parte do grupo de dez tripulantes que deixou o Costa Fascinosa para receber atendimento hospitalar. Até o momento, mais quatro tripulantes da embarcação ainda permanecem internados, sendo um em estado grave. 

Os primeiros tripulantes com necessidade de atendimento médico desembarcaram do Costa Fascinosa no dia 25 de março. O último desembarque aconteceu no dia 4 de abril. Desde então, nenhuma outra pessoa do navio precisou ser removida para um serviço de emergência. 

De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não houve mudança no número de casos de Covid-19 a bordo do Costa Fascinosa. O navio permanece em quarentena até o dia 26 de abril, sendo que o último caso suspeito foi identificado no dia 12. Neste momento, a embarcação está na área de fundeio (ancoradouro).

NM Saldanha

Já o navio de cargas NM Saldanha é a segunda embarcação em Santos a registrar caso de Covid-19. A Anvisa colocou o navio em quarentena na sexta-feira (17). 

O NM Saldanha tem 20 tripulantes a bordo e todos foram testados durante uma inspeção da Anvisa. A ação foi realizada após o relato de que um tripulante apresentava tosse persistente, mas sem outros sintomas que apontassem para o risco de coronavírus. 

Foram aplicados testes rápidos em todos os 20 tripulantes do navio. O integrante com sintomas teve resultado negativo. Porém, um outro apontou positivo para Covid-19. Isso motivou a declaração de quarentena pela equipe de fiscalização da Anvisa. 

O tripulante que testou positivo está em bom estado de saúde e, por isso, não será desembarcado por enquanto. No entanto, deverá ser mantido isolado em sua cabine dentro do navio. A embarcação também está na área de fundeio, no momento.