A variante Ômicron - Foto: NIAID/NIH

Uma moradora de Santos, de 46 anos, é o primeiro caso confirmado da Ômicron, variante nova do coronavírus, na Baixada Santista. O município foi notificado pelo estado, segundo a prefeitura.

A mulher realizou o exame no dia 10 de dezembro e positivou para Ômicron. Porém, como teve boa evolução no quadro clínico não precisou ser internada. Não foi divulgado o bairro da moradora.

O município informou, ainda, que as análises laboratoriais são feitas pelo Instituo Adolfo Lutz, laboratório de referência do governo do estado. Em algumas amostras, escolhidas aleatoriamente, é feito o sequenciamento viral.

Até agora, somente uma amostra indicou a variante como causa da Covid-19 na cidade.

A secretaria de Saúde do estado divulgou que que o balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) aponta 28 casos da variante Ômicron, todos com resultado de sequenciamento genético e investigação epidemiológica.

Do total de casos, 17 foram na capital paulista, que já confirmou transmissão comunitária; dois em Pradópolis, no interior; e um em Santos, Porto Feliz, Araraquara, Guarulhos, Limeira, São José dos Campos, Osasco, Mirassol e Ribeirão Preto.

Ômicron é classificada como “variante de atenção” por sua transmissibilidade

Ainda de acordo com a secretaria, a Ômicron é classificada como “variante de atenção” pelas autoridades sanitárias, em função do aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo.

A confirmação de uma variante acontece por meio de sequenciamento genético, instrumento de monitoramento epidemiológico, que não deve ser confundido com diagnóstico, este de caráter individual.

Sendo assim, não são necessários, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante.

Com informações de A Tribuna e do G1