Foto Pixabay

Um homem, que viajou recentemente ao Amazonas, está internado em um hospital de Guarujá com malária e Covid-19. A suspeita dos médicos é que ele tenha tido contato com a nova cepa do coronavírus, que teve origem no estado do Norte. 

O caso já foi notificado e amostras foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para sequenciamento do vírus. O resultado ainda não saiu.

O paciente, de 56 anos, apresentou sintomas como febre, calafrios, tremor e decidiu retornar a Santos, onde mora. Como também é HIV positivo, já recebia acompanhamento na cidade do médico infectologista Marcos Caseiro.

“Ele passou comigo no dia 5 de fevereiro, sexta-feira, e diante dos sintomas e do histórico de viagem, logo falei que era malária. Fiz encaminhamento para a UPA Central de Santos, solicitando vaga de internação. Ele ficou até terça (9) lá, quando foi encaminhado para hospital referência, em Guarujá. Não tinha sintomas respiratórios, mas achamos prudente fazer o PCR e veio positivo”, explica o infectologista.  

Cloroquina

Caseiro revela, ainda, que o homem foi tratado com cloroquina, medicamento usado para malária, mas que não apresenta eficácia para Covid-19.

“Há possibilidade de ele ter essa cepa do Amazonas. O que seria horrível, porque ele teve contato com várias pessoas, inclusive na UPA, e é uma cepa com maior capacidade de transmissibilidade”, alerta Caseiro

Com informações de A Tribuna