Mônica Calazans - Foto: Governo de SP/Divulgação

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, primeira pessoa vacinada contra Covid-19 no Brasil, recebeu, nesta sexta-feira (12), a segunda dose do imunizante CoronaVac. Antes de receber vacina, ela pediu respeito à sua profissão.

“E eu estou aqui por uma classe, pois sou enfermeira e tenho muito orgulho da minha profissão. Quero deixar claro que não sou atriz, sou enfermeira. Eu não estou atuando. No momento com tantas mortes não existe atuação teatral, é uma realidade que todos nós estamos vivendo”, declarou Mônica.

Ela revelou que tem sido vítima de ataques nas redes sociais, depois de ter sido a primeira pessoa a receber a vacina no país.

“Ao invés de me atacarem com piadinhas como fizeram, me respeitem como profissional, eu estou na linha de frente desde o início cuidando de pacientes graves. Antes de falar de mim, respeite e veja minha história. Eu fiz isso pelos brasileiros, tomei a vacina do Butantan com muito orgulho e falo, com a boca cheia, é a vacina de São Paulo, é a vacina do Brasil, e o que estávamos esperando realmente para sairmos dessa prisão que todos nós estamos vivendo”, desabafou.

Mônica ainda fez um alerta: “A vacinação não me dá direito de sair na rua sem máscara, sem álcool em gel e de participar de aglomerações. Vou continuar como todos brasileiros usando máscaras até que todos estejam imunizados, em solidariedade a todos nós”.

Grupo de risco

Mônica é negra e moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista. Ela integra o grupo de risco para a Covid e trabalha na linha de frente no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. A enfermeira foi voluntária da terceira fase dos testes clínicos da CoronaVac.

Com informações do G1 e do Metrópoles