Testagem para o novo coronavírus no Subúrbio Ferroviário de Salvador - Foto: Secretaria de Educação da Bahia/Fotos Públicas

A quarentena mínima de dez dias para pacientes com Covid-19 que estão assintomáticos foi reduzido pelo ministério da Saúde para cinco dias, desde que apresentem teste negativo, e uma semana, sem a necessidade de realização de exames. Para quem tiver sintomas, o prazo anterior — de dez dias — se mantém.

A decisão da pasta foi tomada após reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

As novas regras

Cinco dias: vale para pacientes assintomáticos (sem sintomas respiratórios e febre) e sem uso de antitérmico nas 24 horas anteriores. Deve apresentar teste de RT-PCR ou de antígeno com resultado no 5º dia;

Sete dias: pacientes assintomáticos (sem sintomas respiratórios e febre) e sem uso de antitérmico nas 24 horas anteriores) estarão liberados da quarentena sem necessidade de apresentar teste. Os sintomáticos devem apresentar exame negativo e não ter sintomas respiratórios, febre e usar antitérmicos nas 24 horas anteriores;

Dez dias: pacientes que apresentarem sintomas e teste positivo no 7º dia de isolamento.

Uma exceção: caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá se manter isolado até completar dez dias.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros afirmou:

“A nossa mensagem principal é que o nosso isolamento é de sete dias. Se o paciente não quis testar no quinto dia, mas, se ao sétimo dia ele estiver sem sintomas, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, ele pode sair do isolamento. Ele não é necessário testar.”

As novas diretrizes constarão em nova versão do “Guia de Recomendações – Isolamento Domiciliar”, elaborado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) da pasta. O documento deve estar disponível na terça-feira, afirmou Medeiros.

Com informações do Globo