Doses da CoronaVac - Foto: Governo de SP

O Ministério da Saúde admitiu nesta quinta-feira (12) que 9,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, da Pfizer e Coronavac, estão paradas no centro de distribuição, que fica em Guarulhos (SP).

Em comunicado, o ministério afirmou que ainda nesta quinta deve liberar o envio de 3,6 milhões de doses, que devem chegar aos estados neste fim de semana.

O restante das vacinas, 5,9 milhões de doses, ainda aguarda liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade da Anvisa.

A demora no envio dos imunizantes aos estados e municípios levou alguns governantes a terem que paralisar a vacinação. Entre eles, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que suspendeu a imunização na quarta (11) e nesta quinta por falta de doses.

Doria

Quem também se queixou do atraso do envio dos imunizantes foi o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

“O Ministério da Saúde não enviou as doses que prometeu enviar a São Paulo. Quero repetir aqui: o Ministério da Saúde descumpriu acordo feito verbalmente comigo e com o doutor Jean Gorinchteyn, feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Não cumpriu e não entregou as doses da vacina da Pfizer que havia prometido, as 228 mil doses”, denunciou o governador de São Paulo.

Com informações do G1

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).